29 de junho de 2009

A luz é o caminho

A sala está repleta de escuridão; você deseja que a escuridão deixe a sala. Você pode fazer tudo o que está ao seu alcance - empurrá-la para fora, enxotá-la - , mas não vai ser bem sucedido. Por estranho que pareça, você vai ser derrotado por algo que não existe. Exausta, sua mente mente vai dizer que a escuridão é tão poderosa que não está dentro de sua capacidade dispersá-la, expulsá-la. Porém, essa conclusão não está certa; ela é alemã, mas não está certa.
Uma simples vela deve ser trazida para dentro.
Você não precisa expulsar a escuridão. Não precisa lutar com ela - isso é uma completa estupidez. simplesmente traga para dentro uma pequena vela, e a escuridão não mais será encontrada. Não que ela saia - ela não pode sair, porque em primeiro lugar não existe. Nem estava dentro nem se retira.
A luz entra, a luz sai; ela tem existência positiva. Você pode acender uma vela e não há escuridão; você pode apagar a vela e há escuridão. Para fazer algo com a escuridão você precisa fazer algo com a luz - muito estranho, muito ilógico, mas o que você pode fazer? Assim é a natureza das coisas.
meu amor é como a luz - não é nem maior para um nem menor para outro. Mas, ainda assim, para o cego ele não existirá. Para quem não pode ver corretamente, será turvo.
e para quem pode ver com clareza, terá uma intensidade diferente.
É a mesma luz, mas dependerá do quanto você pode receber.
Se você estiver totalmente aberto, poderá recebê-la toda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário